Respeito é sempre bom, tá?! Sete dicas para não ser um turista sem noção

Por Redação Virgula
17/03/2017

Turistas fazendo fotos

Pexels

Não é de hoje que vemos notícias por aí de turistas sendo completamente sem noção durante suas visitas a outros Estados ou países. Quem não lembra da turista que decidiu tirar uma foto com um tubarão em Fernando de Noronha? Ou os porquinhos das Ilhas dos Porcos, que estão morrendo porque visitantes andam oferecendo cerveja para os bichos?

Bem, por isso decidmos que estava mais que na hora de dar umas dicas amigas para que ninguém seja um turista sem noção, que prejudica o meio ambiente, não respeita os locais ou as leis de determinados lugares. Vamos lá!

1. Seja respeitoso!

Essa é a dica número um e permeia todas as outras. Respeite lugares, pessoas, animais e você mesmo! Se você seguir essa, provavelmente vai seguir as demais dicas sem nem pensar!

2. Não alimente animais selvagens!

Amigo (a), se você está em uma trilha, em uma praia, na montanha – não importa onde! – e há animais passeando por ali, não dê alimentos para eles. Não acabe com o ecossistema! Caso você esteja em um local onde isso é permitido, a história é outra. Mesmo assim, questione alguém do local sobre o que é melhor dar para esses animais comerem. Não saia por aí dando cerveja para o bichos. Não é legal, não é engraçado. Você pode acabar matando esse animais!

3. Respeite reservas florestais e áreas preservadas

Não, não tente levar uma flor como souvenir ou então tentar tirar uma foto com um tubarão no mar de Fernando de Noronha. Isso é crime ambiental em muitos lugares!

4. Não jogue lixo no chão, na praia ou em qualquer lugar que não seja na lixeira!

Não é porque não é a sua casa, que você precisa sujar o paraíso alheio. A real é que lixo é no lixo. Seja na sua cidade ou na cidade dos outros. Recolha o seu e jogue na lata de lixo mais próxima. Se liga, mané!

5. Procure pesquisar os hábitos locais!

Se você vai para alguma lugar com costumes muito diferentes do seu, é bom dar uma pesquisada naquela cultura. Assim, você não passa vergonha e nem ofende ninguém.

6. Templos, igrejas e lugares sagrados muitas vezes exigem silêncio!

Você pode não acreditar em nada que está vendo por ali e tudo bem. Mas ficar berrando, gritando e conversando alto pode atrapalhar. Respeite a fé das pessoas e o local onde está!

7. Cuidado com as fotos!

A gente sabe que todo mundo quer tirar foto para mostrar por aí por onde passou e também para guardar uma lembrança eternar de onde se esteve. Nada contra fotos! A gente ama fotos! Mas é sempre bom ficar de olho se isso é permitido. Se não for, não insista! E se não for permitido flash, não seja o sem noção que vai lá e ri na cara da plaquinha, tá?

Outra ponto importante é: se alguém está posando para foto, espere! Não saia passando na frente da câmera. Também tome cuidado com as selfies! Veja se a situação é adequada e se você não está atrapalhando ninguém com seu pau de selfie, tá?

Veja a galeria

você tem que ler